PORQUE DESTROEM?
A crença de que os cachorros destroem as coisas apenas por diversão é um mito. Na verdade, a maioria das destruições é causada por frustração.
Os cachorros são animais sociais que gostam de estar perto das pessoas e desfrutar da companhia. Infelizmente, nem todos os humanos são compreensivos ou pacientes o suficiente para atender às necessidades dos cachorros.
Quando os cachorros não podem se comunicar com as pessoas da forma que desejam, eles podem se tornar frustrados. Essa frustração pode levar ao comportamento de destruição, pois os cachorros tentam, de alguma forma, manifestar o que estão sentindo.
Por isso, é muito importante compreender os cachorros e atender às suas necessidades. Quando os cachorros tiverem uma rotina adequada, com brincadeiras e longos passeios, a probabilidade de eles destroírem as coisas diminui.
Mas mesmo com esses cuidados, é natural que os cachorros deem um jeito de destruir alguma coisa de vez em quando. Por isso, é importante que os donos estejam preparados para isso e tenham uma boa bagunça controlada.
COMO EVITAR?
Acontece constantemente. Você deixa seu cachorro sozinho em casa por apenas alguns minutos e quando volta ele destrói o sofá, as almofadas ou até mesmo os móveis. Segundo especialistas, existem algumas medidas que podemos tomar para evitar que isso ocorra.
A primeira e mais importante é estabelecer regras claras desde o início, ensinando ao cachorro o que é e o que não é permitido. Alguns cães não destroem as coisas simplesmente porque não têm essa inclinação, mas outros podem fazer isso como forma de protesto ou para chamar a atenção. Logo, é importante que os donos estejam atentos ao comportamento do cão para saber quando está prestes a cometer uma destruição.
Outra dica é proibir acesso aos objetos que o cachorro costuma destruir. Isso pode ser feito com o uso de barricadas ou cercas, ou até mesmo com a colocação de guardas (crianças, por exemplo) responsáveis por vigiar o cão.
Caso isso não seja possível, outra medida a ser adotada é o uso de um local próprio para o cachorro ficar quando os donos não estão em casa. Esse espaço deve ser seguro, confortável e ter os objetos que o cachorro costuma destruir fora do alcance dele.
Por fim, é importante lembrar que nenhuma dessas medidas é eficaz e que, em alguns casos, o cachorro pode sim destruir as coisas mesmo com todas as precauções tomadas. Nesses casos, é importante procurar ajuda de um especialista para entender o motivo da destruição e tentar solucionar o problema.